Casamento no estrangeiro

Será importante contratar uma wedding planner se pretender casar  no estrangeiro? Com certeza!

A maior parte dos casais, tanto os que casam cá dentro, como os que casam no estrangeiro, temem em contratar um wedding planner  (WP) porque acham que vão inflacionar o valor do casamento. Não podem estar mais errados. Não só ganham tempo, menos preocupações, podendo assim desfrutar do tempo que falta até ao dia D. São muitas as razões pelas quais devem contratar um wedding planner.

Aqui ficam algumas dicas sobre a importância que um wedding planner pode ter quando pretenderem casar no estrangeiro. Dividi em cinco aspectos que considero fundamentais, e vou mesmo começar pelo orçamento (budget) que é quase sempre o ponto fundamental para a organização de qualquer casamento de sonho. 

Orçamento: A contratação de um wedding planner, acredite ou não, pode realmente fazê-lo poupar dinheiro. Os WPs desenvolveram boas relações com os fornecedores e tem valores de negociação surpreendentes. Para além disso, um bom wedding planner vai ajudá-lo ajudar a fazer e a manter o seu orçamento, encontrando soluções e alternativas quando e onde for necessário.

Tempo: Planear um casamento, principalmente um casamento no estrangeiro, é uma tarefa demorada, portanto, o melhor é fazer uma análise do seu estilo de vida e perceber se consegue arranjar algumas horas de sobra no seu dia-a-dia, mesmo que sejam de noite ou ao fim de semana. Um wedding planner vai facilitar-lhe a vida no que diz respeito ao tempo e ao esforço que tem de colocar nas tarefas. Desde a elaboração de uma lista de locais para o copo de água, passando por ir às reuniões no vosso nome, até à coordenação de vários processos durante o dia do casamento.

Outro factor de tempo a ser considerado é a diferença no fuso horário. Planear um casamento em Portugal a partir do Quebec significa que você está a tentar comunicar com fornecedores que estão com cerca de 8 horas de avanço em relação a si. Ou seja, eles já terminaram o dia de trabalho e você ainda nem começou! Isto atrasa o processo de planeamento. Um wedding planner local pode fazer todo o trabalho por si durante o dia e obter resultados mais rápidos.

Para além disso, e não menos importante, a contratação de um WP significa que você terá mais tempo para desfrutar realmente dos dias até à chegada do grande dia. Quando chegar lá, também terá mais tempo para descansar, relaxar e explorar o novo ambiente com a família e os amigos. Os convidados estão a viajar para estar presentes no seu grande dia, é importante que passe mais tempo com eles. 

Burocracias: Talvez um dos maiores desafios que um casal terá de enfrentar ao planear o seu casamento no exterior é a compreensão das obrigações legais que vão ter de cumprir. Onde é possível ter uma cerimónia legal, a burocracia e os prazos podem ser um pouco confusos e, em certos países da Europa, um wedding planner local pode conduzi-lo através destes processos, passo a passo. Vai saber exatamente quais os documentos que precisa e as datas em que os tem de ter prontos. Um WP comunica facilmente com as conservatórias e trabalha diretamente consigo para se certificar de que sabe o processo a seguir para obter o seu certificado de casamento.

Conhecimento dos fornecedores locais: A maioria dos wedding planners oferece serviços separados e não só um pacote de casamento ‘tudo incluído’. Pode não conseguir encontrar um hotel com quartos suficientes ou uma pastelaria que faça um bolo de veludo vermelho de três camadas. Nestes csasos, um WP local terá uma lista de contatos e por um valor inferior a um pacote completo, pode enviar-lhe as referências dos fornecedores que precisa. É claro que usar um wedding planner do início ao fim, poupa tempo, esforço e preocupação. Wedding planners respeitáveis ​​só trabalham com os melhores fornecedores da indústria, fornecedores em quem podem confiar. 

Idioma: Quer se casar na França, mas seu vocabulário é limitado a “Oui” e “Merci”. Tem sempre várias opções: definir o Google Translate como sua página inicial, fazer um curso de francês ou contratar um wedding planner local. Só vai dar valor à contratação de um WP depois de ter tido muitas conversas estranhas com floristas de língua francesa ou não tiver respostas aos emails que enviou aos fornecedores que não entenderam as suas perguntas! Um WP será capaz de gerir o relacionamento entre os seus fornecedores, porque eles podem traduzir a sua visão e comunicar as suas necessidades específicas.

Acha que são razões suficientes para contratar um Wedding Planner?

 

Qualquer dúvida que tenha pode sempre escrever! Aliás, estou sempre à espera dos comentários! Ganho o dia sempre que vejo um aqui em baixo!

 

Foto: Philly via istock

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *