O que o bouquet esconde

O casamento é um dos momentos mais importantes e mágicos na vida de uma mulher e o bouquet de noiva é um dos elementos mais especiais. Desde sempre o bouquet faz parte deste dia e a história da sua origem tem várias teorias.

Uma delas remonta ao tempo da Grécia antiga, onde as noivas teriam que oferecer flores em honra da Deusa Hera, noiva do Deus Zeus. Já na  Idade Média, na França, alguns historiadores contam que era tradição a jovem noiva percorrer as ruas a pé, a caminho da igreja e durante o trajeto as pessoas ofereciam flores, ramos de ervas e alho para que a noiva tivesse sorte e felicidade, afastando também o mau-olhado.No final ao chegar à igreja a noiva tinha formado um lindo bouquet.

bouquet feito por flores oferecidas pelos convidados

(Imagem de Levinine através de Offbeatbride)

 Na Polónia acreditava-se que ao colocarem açúcar no bouquet, a noiva manteria um temperamento “doce” por todo o casamento. Acredito que muitos noivos estão neste momento a pensar levar uns pacotinhos de açúcar no bolso das calças!

Uma outra teoria, e esta muito menos romântica, remete-nos aos séculos XVI e XVII, onde os hábitos de higiene eram poucos e o primeiro banho do ano era tomado em Maio e por isso as noivas marcavam a cerimónia para essa altura e aproveitavam as flores como aliadas perfeitas para disfarçar algum mau cheiro, para que assim o seu” príncipe encantado” não sentisse nenhum cheiro menos agradável no altar. Pouco romântico não?!

Atualmente os bouquets têm diferentes formatos, cores e feitios, segundo o estilo e personalidade da noiva. E cada flor tem o seu significado – um destes dias vamos falar sobre isto! Todas as noivas sonham com o seu bouquet e gostariam de levar para o altar algo único e surpreendente.

Para mim um toque de modernidade sem esquecer a tradição é a conjugação perfeita. Isso encontro no tão em voga estilo vintage. Um exemplo são os bouquets de alfinetes que encontram cada vez mais adeptas. Podem ser feitos com alfinetes oferecidos pelos convidados, com peças antigas ou heranças familiares, trazendo consigo muita história, tradição e significado sentimental.

Um bouquet perfeito que leva emoções já vividas.Uma jóia que guardará a felicidade deste dia para sempre! Este seria, sem dúvida, o meu bouquet de eleição!

Inspirem-se!

Post por Marilena Silva
Fotos (esq para drt): Style Unveiled | White Rabbit Studios através de Rocknrollbride | Dweddings

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *