Devolve o bouquet!

Há algumas semanas atrás, falando com a Esther do blog Belle and Chic, acabei por ficar com uma dúvida em mente: mas afinal, existem tradições no casamento português que não existam noutros países? Sim porque na verdade, atirar bouquet, ser levada ao altar pelo pai, fogo de artifício…enfim, isto não é novidade. O que é ‘moda’ aqui, é moda lá fora.

Mas então, em que é que o casamento português é diferente dos outros? Ainda estou com essa dúvida e agradeço qualquer tradição única, original, portuguesa que me possam indicar.

Entretanto nesta busca acabei por me cruzar com o César Sousa da 1001ideias que tinha uma história interessante sobre um bouquet. E, apesar de ser difícil conseguir perceber o que será tradição nacional – que não passe por ligas ou comida! – conseguimos ter algumas tradições regionais únicas.

O casamento da Joana  e do Joel é exemplo disso. O Joel é um piloto de caças da força aérea Portuguesa, apenas existem como ele 18 em todo o país. No final da cerimónia houve lugar para uma saída dos noivos através de um corredor formado pelos seus  colegas da força aérea em que se cruzavam espadas durante a passagem dos noivos. Parece muito americano! Mas a verdade é que é um casamento bem português e tanto o noivo como alguns dos convidados vestiram-se com a sua farda!

A Joana, juntamente com as amigas, construiu  um bouquet de jóias (algumas de família!) que demorou mais de um mês a ser feito. E aqui estão as boas notícias: segundo a tradição, na zona de Leiria, no final do casamento o bouquet da noiva costuma ser “roubado” e é devolvido um ano depois.

Neste casamento aconteceu o mesmo, mas como o valor sentimental era tão grande foi devolvido passado um mês! Sem dúvida que é uma ‘brincadeira’ que deixa as suas marcas e que um ano depois relembra os noivos de um dia único nas suas vidas! Bem haja a quem iniciou esta tradição!

Aproveitem para dar uma espreitadela ao casamento deste caça da força aérea com a psicóloga Joana. Tudo pelos olhos da 1001ideias.

 

Inspirem-se!

 

Vídeo: 1001ideias | Local: Quinta das Oliveiras em Leiria | Fotos: De Pedra e Cal

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>